Semafóro Com Cronometro Regressivo

APROVADO PROJETO DE LEI QUE OBRIGA INSTALAÇÃO DE CRONÔMETRO REGRESSIVO DIGITAL

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppGoogle GmailLineLinkedIn

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, no dia 16 de outubro, projeto de lei de autoria do vereador Alex Chiodi, que torna obrigatória a instalação de cronômetro regressivo digital em todos os semáforos do município de Contagem que contam com o registro de avanço de sinal e controle de velocidade.

De acordo com o vereador, a proposta tem como objetivo contribuir para a redução dos acidentes de trânsito, além de viabilizar a transparência na aplicação das multas e assegurar os direitos dos motoristas. “Os cronômetros digitais auxiliam os motoristas no cálculo de tempo restante para avançarem em cruzamentos de trânsito, evitam acidentes provocados por colisões e multas por avanço de sinal”, argumentou Alex Chiodi. “Os famigerados registros de avanço de sinal finalmente estão com seus dias contados aqui em Contagem com a promulgação desse importante projeto”, exaltou o parlamentar.

O Projeto de Lei 042/11, que havia sido aprovado em segundo turno  no dia 26/06/2012, foi vetado pelo Executivo, tendo sido novamente promulgado pela Câmara na última reunião plenária do dia 16/10. Com a promulgação do projeto, a Transcon terá o prazo de seis meses para adequar os sinais que atualmente possuem o registrador de avanço e controle de velocidade ao novo dispositivo.

Em algumas cidades mineiras, como Sete Lagoas, na região Central de Minas, os cronômetros funcionam desde 2008. Outras cidades que contam com o serviço são: Juiz de Fora, Leopoldina e Lagoa Santa. Em Belo Horizonte, a lei que viabiliza a instalação de cronômetros regressivos entrou em vigor em fevereiro deste ano. Esses dispositivos eletrônicos contam com painel em LED que se utilizam de duas cores, verde e vermelho, decrescendo os valores do tempo para que os motoristas possam se orientar melhor.  Os novos equipamentos são quase 90% mais econômicos e são comprovadamente mais seguros que os semáforos convencionais.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppGoogle GmailLineLinkedIn
/* ]]> */