MUDANÇA NO SISTEMA DE NOTAS

MUDANÇA NO SISTEMA DE NOTAS

Exclusão da escola plural e volta do Boletim Escolar com notas, reivindicação antiga do vereador Alex Chiodi (SD)

Na reunião plenária desta terça-feira (14), o vereador Alex Chiodi destacou a volta do sistema de notas na rede municipal de ensino de Contagem. De acordo com a parlamentar, a secretaria de educação informou que está avaliando a mudança para o sistema de notas e que o mesmo deverá ser implantado ainda neste ano.

A proposta está sendo analisada por gestores e educadores, juntamente com o prefeito e secretaria, e o vereador parabenizou a todos envolvidos nesta mudança. “Quero parabenizar a secretaria de educação e a prefeitura de Contagem pela iniciativa e o entendimento que temos que avançar e melhorar a nossa educação”, ressaltou.

O sistema educacional adotado por Contagem, de ciclos, é uma discussão que envolve a comunidade escolar e vem demonstrando a preocupação de pais e professores sobre a qualidade de ensino. Preocupação também do vereador Alex Chiodi, quem cobrou de secretários anteriores a revisão do sistema de ensino da rede municipal. “Temos apresentando esta discussão há algum tempo na Câmara e já realizamos, inclusive, audiência pública para tratar sobre o assunto e diversas reuniões na secretaria de educação”, lembrou. “Cheguei a ver alunos no 5º e 6º ano com muita dificuldade em ler e escrever e os pais sequer ficavam sabendo do rendimento escolar dos filhos, porque estavam nas escolas com o intuito de passar de ano, apenas” explicou.

Como presidente da Comissão de Educação, o vereador Alex Chiodi sempre acompanhou de perto as demandas da área. No final do ano passado, ainda na transição de governo, o parlamentar esteve reunido com o secretário de educação Joaquim Antônio e representantes dos pais de alunos do Colégio Marista, para tratar sobre o encerramento das atividades do colégio em Contagem e o retorno para Escola Municipal Maria Olintha. “Sentimos com a saída do Colégio Marista, mas temos que reconhecer que a instituição deixou um legado para nós. Conseguimos negociar com a União Brasileira de Educação, administradora do Marista, que a escola fosse devolvida para o município com todos os equipamentos e material que eram utilizados pelo Colégio, mantendo o padrão de qualidade”, destacou.

Urgência nos serviços de capina e tapa-buracos é pauta de discussão entre vereadores

A reunião plenária da Câmara Municipal na última terça-feira, 14, foi marcada pela grande quantidade de reivindicações, dentre requerimentos e indicações, apresentados pelos vereadores aos órgãos competentes da Prefeitura. Dentre as solicitações, capina e operação tapa-buracos foram destaques do vereador Alex Chiodi (SD).

Para Alex, as ruas da região da sede precisam em caráter emergencial da operação tapa-buracos. “Muitas ruas estão completamente esburacas, colocando em risco a vida dos motoristas. Peço para que o governo, por meio da secretaria de obras e serviços urbanos, tenha mais agilidade com este serviço, tanto com o recapeamento quanto a capina dos passeios e áreas públicas da cidade” defendeu.

O parlamentar também solicitou agilidade no processo de recontratação de empresa de fiscalização e controle de velocidade. Para ele, diante do grande número de corredores de fluxo rápido de veículos, e a existência de vários pontos perigosos na cidade que não têm radar e nem mesmo outro tipo de controle de velocidade, é fundamental o radar fixo por questões de segurança e proteção à vida de motoristas e pedestres. Segundo a TransCon, órgão responsável pelo controle do trânsito e transporte do município, a partir de março os equipamentos serão reimplantados. Alex Chiodi também solicitou ao órgão a sinalização e a reimplantação dos redutores de velocidade (quebra-molas), nas Ruas José Rodrigues Guilherme e Almerinda da Costa Ribeiro, que dão acesso aos bairros Santa Helena e Canadá. “Conseguimos o recapeamento das vias, porém os redutores foram retirados e falta sinalização e pintura das vias para conclusão da obra”, lembrou.

 

Alex Chiodi