18422155 1139268069551866 4685164284262103524 O

OBRAS DA SAÚDE NA REGIÃO DA SEDE

Vereador Alex Chiodi (SD) pede informações sobre equipamentos de saúde do Bairro Maracanã e Europa

O vereador Alex Chiodi, membro da Comissão Externa de Saúde, em visita ao secretário municipal de saúde Bruno Diniz Pinto, solicitou informações sobre o andamento do processo de construção da Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro Maracanã, autorizada no ano passado pela gestão anterior.

Também pediu informações sobre quando começa efetivamente a funcionar o Centro Especializado de Reabilitação IV do Bairro Europa. Segundo o parlamentar, a secretaria assegurou que a obra da UBS Maracanã passará por licitação e deve ter início ainda neste ano. Já o CER IV Europa, enfrenta dificuldade de mobiliário e custeio, sendo que o segundo está sendo analisado pela prefeitura se a administração ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde ou uma parceria com o Pronto Socorro do JK, mas a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2017.

CER IV

O Centro Especializado de Reabilitação vai atender a quatro modalidades de reabilitação (física, visual, intelectual e auditiva) e contará com oficina ortopédica para a confecção de órteses e ajustes de próteses. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Contagem passa a ser a única cidade a oferecer atendimentos como os que estarão disponíveis nessa unidade, que operará 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Contagem, somente a cidade de Diamantina dispõe de um equipamento de saúde nos mesmos moldes.

Com a construção do CER IV, iniciada em agosto de 2015, Contagem entrou para o seleto grupo de 23 cidades brasileiras que terão um centro avançado de reabilitação que inclui também uma oficina. A área total construída é de 1.962 m², em um terreno de 6 mil m². Além de pacientes de Contagem, ele também atenderá a moradores de Sarzedo, Ibirité, Betim, Belo Horizonte e outras cidades da Região Metropolitana da capital, beneficiando, aproximadamente, 800 mil pessoas. A capacidade de atendimento da unidade será de 700 pessoas por mês, o que elevará em 90% os atendimentos realizados hoje no Centro de Consultas Especializados (CCE) Iria Diniz, que chega a receber até 130 pessoas por mês.

/* ]]> */