De autoria do vereador Alex Chiodi, projeto de lei reconhece o valor histórico da encenação teatral, sendo realizada há mais de 40 anos no município
O Teatro da Paixão de Cristo, celebrado anualmente na Sexta-Feira Santa, na matriz da Igreja São Gonçalo, na regional Sede, passa a integrar o patrimônio cultural e imaterial de Contagem.
A ação está disposta no Projeto de Lei n.º 019/2024, aprovado por 16 votos a favor, em segundo turno e redação final, durante a realização da 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Contagem (CMC), ocorrida nessa terça-feira (05/03/24).
A instrução normativa é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Alex Chiodi (SD), o qual destacou que a representação teatral também será incluída no calendário oficial do município.
“Quero parabenizar todas as pessoas que contribuem, e fazem com que essa grande encenação da Paixão de Cristo ocorra há mais de 40 anos no município de Contagem”, ressaltou Chiodi.
O vereador ainda afirmou que a iniciativa é justa, e que os contagenses já acolhem e reconhecem a celebração como um bem cultural de natureza imaterial da cidade.
“Estendo o meu abraço aos paroquianos de São Gonçalo e a todos os cristãos do nosso município”, discursou Chiodi em comemoração à aprovação da proposição.
Agora o Projeto de Lei será encaminhado ao Poder Executivo, em vista de ser sancionado pela prefeita Marília Campos.

Teatro da Paixão de Cristo
Cabe esclarecer que o Teatro da Paixão de Cristo é uma encenação da comemoração cristã da morte e ressurreição de Jesus Cristo, assistida por milhares de pessoas, bem como de religiosos de toda a região.
Segundo a Paróquia São Gonçalo, é considerado o maior teatro ao ar livre de Contagem. Para tanto, cerca de 50 atores do município dão vida ao espetáculo, que é movido por muita emoção e fé.
Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.
Vem com a gente!