Festividade, promovida pela comunidade quilombola dos Arturos, enaltece a luta pela igualdade racial do povo negro de Contagem
Em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura, celebrado anualmente em 13 de maio, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi (União), participou da 50ª Festa da Abolição, promovida pelo Quilombo dos Arturos, localizado na região Sede do município.
Nesta edição, a tradicional comunidade quilombola de Contagem, composta por descendentes de escravos, relembrou a resistência e o sofrimento do povo negro, assim como ressaltou a necessária luta pela igualdade racial e social no Brasil.
“Que Deus continue a abençoar a nossa cidade de Contagem, para que cada vez mais possamos difundir, perpetuar e mostrar essa diversidade cultural, principalmente, o que todas essas comunidades tradicionais representam para nós contagenses”, salientou Chiodi durante o evento.
A programação cultural e religiosa contou com cortejos pelas ruas, missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e uma encenação teatral realizada por membros do Grupo Arturos.

Festa da Abolição
A festividade popular faz referência à abolição da escravatura no Brasil, ocorrida no dia 13 de maio de 1888, após a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.
Nesse contexto de preservação do povo negro de Contagem, a comunidade dos Arturos se destaca, ao lutar por mais oportunidades, respeito e pelo fim do preconceito étnico racial no país.
“Por mais políticas públicas que integram a cultura, educação e economia”, também desejou o vereador Alex Chiodi.
Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.
Vem com a gente!