Durante encontro, o vereador conversou com os moradores sobre a cobrança indevida do imposto
O condomínio Nosso Rancho, localizado no bairro Ipê Amarelo, na regional Vargem das Flores, foi o destino do Mandato na Rua do vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi (União), nessa segunda-feira (29/07).
O vereador visitou o condomínio para conversar com os moradores acerca do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pelo fato de cobranças retroativas dos últimos cinco anos estarem sendo realizadas indevidamente pela Prefeitura Municipal de Contagem (CMC) aos condôminos.
“O retorno do IPTU no município de Contagem em 2017 ocorreu de forma muito onerosa para a população. Com isso, elaboramos várias leis para regularizar a cobrança e tornar o valor cobrado menos abusivo e mais próximo da realidade do morador de menor poder contributivo”, relembra Chiodi.
A moradora e síndica do condomínio, Lidiane Acácio Silva, conta que desde quando apresentou a situação ao vereador Alex Chiodi, ela pôde contar com o empenho dele para solucionar esse problema, assim como para a manutenção da iluminação pública.
“Queremos pagar o IPTU, mas que ele tenha valor justo, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP). Levamos várias “portas na cara”, então, agradeço pelo vereador ter nos recebido. É uma gratidão muito grande, e estamos percebendo que a vontade dele em nos ajudar faz a diferença”, ressalta Lidiane.
Regularização cadastral e tributária de imóveis
Alex Chiodi esclarece que conseguiu aprovar em meados do ano passado o Projeto de Lei n.º 10/2023, que instituiu o programa de regularização cadastral e tributária de imóveis em Contagem, o qual é válido até dezembro de 2024.
“Este projeto foi fundamental para que os moradores do Nosso Rancho também tivessem o Espelho Cadastral, documento fundamental para o processo de regularização da área territorial. Neste sentido, justiça tributária é fazer com que as pessoas tenham prazer em morar na nossa cidade, e em acreditar na política promovida”, enaltece o legislador.
“O Alex não fica só na Presidência ou no Gabinete dele. Ele conseguiu fazer um elo, uma junção, para que as pessoas daqui tivessem o direito reconhecido”, complementa a síndica do condomínio.
Vale observar que a manutenção da iluminação pública dos condomínios é de responsabilidade da Prefeitura, por receber a taxa de iluminação pública paga pelos moradores.
Leia mais sobre:
- Projeto que regulariza imóveis em Contagem é aprovado de forma unânime
- Alex Chiodi cobra prioridade para resolução dos problemas do condomínio Nosso Rancho
- Vereador Alex Chiodi cobra agilidade na emissão de certidões ambientais
Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.
Vem com a gente!