De autoria do vereador Alex Chiodi, proposição visa reduzir o número de casos da doença no município
O plano municipal de ação, para a prevenção da febre maculosa, tem o objetivo de promover medidas preventivas e de controle, com o intuito de reduzir as ocorrências de casos e de óbitos da doença no município de Contagem.
A proposição legislativa é de autoria do vereador candidato à reeleição, e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi, materializada por meio do Projeto de Lei n.º 134/2024, o qual foi aprovado com 15 votos a favor, em 2º turno, durante a 30ª Reunião Ordinária, realizada na última terça-feira (24/09).
Dentre os quase 20 desígnios do plano de ação, destacam-se executar ações de educação em saúde; promover intervenções ambientais; efetuar vigilância dos carrapatos (acarológica); além de classificar áreas territoriais sujeitas à presença de carrapatos vetores; e proporcionar ampla divulgação nos meios de comunicação para conhecimento da população.
Segundo o vereador Alex Chiodi, a febre maculosa é uma enfermidade que possui alta taxa de letalidade. Por conta disso, pode levar a óbito o doente humano, quando ele não for tratado em tempo oportuno.
“Tendo em vista essa realidade, a propositura também propõe-se promover ações de articulação e integração dos entes públicos e privados, para a defesa da saúde pública e enfrentamento ativo da doença”, justifica Chiodi.
O Projeto de Lei segue agora para a sanção da Prefeitura Municipal de Contagem (PMC), ocasião em que estará oficialmente aprovado após a publicação no Diário Oficial do Município.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma enfermidade infecciosa, transmitida aos humanos pela picada do carrapato-estrela ou micuim infectado, da espécie Amblyomma cajennense. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça e dores musculares.
Em caso de aparecimento destes indícios, após contato com áreas verdes e rurais, a indicação é procurar atendimento médico. A doença possui tratamento clínico por meio de antibióticos.
Bois, cães, capivaras, cavalos, coelhos e gambás são os animais hospedeiros mais comuns da febre maculosa.
Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.
Vem com a gente!