Alex Chiodi é diplomado pela Justiça Eleitoral para o cargo de vereador

Alex Chiodi é diplomado pela Justiça Eleitoral para o cargo de vereador

Ato atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse

Na companhia da mãe, Maria José Chiodi, ex-vereadora por Contagem, Alex Chiodi (União) foi diplomado para exercer mais um mandato na Câmara Municipal de Contagem (CMC). A cerimônia, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), ocorreu no dia 17 de dezembro (terça-feira), no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem.

A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Desta forma, o ato solene marca o fim do processo eleitoral de 2024, no qual atesta que Alex foi efetivamente eleito pelo povo, e está apto a tomar posse no cargo, pelo 5º mandato como vereador no município.

“Hoje participei com muita honra da diplomação dos vereadores de Contagem. Um momento de gratidão e compromisso renovado com cada um que confiou no nosso trabalho. A vocês, meus eleitores e apoiadores, o meu muito obrigado. Vamos juntos construir uma cidade cada vez melhor”, declarou emocionado.

Além de Chiodi, os demais 24 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Contagem; a prefeita Marília Campos (PT) e o vice-prefeito Ricardo Faria (PSD) também foram diplomados pela Justiça Eleitoral.

Cabe destacar que Alex Chiodi compôs a mesa de honra, como presidente da Câmara de Contagem, no biênio 2023/2024, juntamente à prefeita reeleita, Marília Campos; o juiz da 313ª Zona Eleitoral, o diretor do Foro Eleitoral de Contagem, Pedro Câmara Raposo Lopes; o promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Reis de Nazareth; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, Coronel Flávio Godinho Pereira; o presidente da OAB/Subseção Contagem, Rogério Silva Lisboa; e os promotores de Justiça Guilherme de Sales e Guilherme Abras.

Alex Chiodi é diplomado pela Justiça Eleitoral para o cargo de vereador
Solenidade de diplomação dos vereadores marca o fim das eleições municipais | Foto: Janine Moraes/PMC

Encerramento

O encerramento da cerimônia foi marcado pelo discurso do juiz Pedro Câmara, que enfatizou a defesa da democracia e das instituições democráticas. Ele ressaltou a responsabilidade dos homens e das mulheres públicas na preservação da liberdade e da dignidade da nação.

Do mesmo modo, alertou que a democracia, embora consolidada, “vive tempos desafiadores”, sendo atacada por pessoas que, utilizando-se de mentira, manipulam os mais vulneráveis e iletrados, para “semear dúvidas sobre as nossas instituições, e abrir brechas para os regimes de exceção, que a história já condenou”.

Câmara também ressaltou a integridade da votação e das urnas eletrônicas, que classificou como “símbolo maior da transparência do processo eleitoral brasileiro”. “Testadas, auditadas e seguras, as urnas são instrumentos da vontade popular. Atacar as urnas é atacar o próprio voto, é desrespeitar o eleitor, é negar a democracia”, concluiu o magistrado.

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @‌alexchiodi nas principais mídias sociais.

Vem com a gente!

Picture of Filipe Diniz

Filipe Diniz

Jornalista