Obra beneficiará mais de 15 mil passageiros de ônibus diariamente, por meio do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)
Nessa quinta-feira (07/11), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi (União), participou da assinatura da Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras de construção do Terminal Sede.
Ele funcionará como o principal ponto do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), uma vez que fará a ligação dos corredores de transporte Norte-Sul (Nova Contagem e Cidade Industrial) e Leste-Oeste (Petrolândia e Ressaca).
O terminal de ônibus está localizado entre as estações de transferência de passageiros 02 (Dilson de Oliveira) e 03 (Cinco), na avenida João César de Oliveira; e entre o viaduto Beatriz e o 18º Batalhão da Polícia Militar. Com isso, segundo Chiodi, a expectativa é que a obra beneficie mais de 15 mil passageiros diariamente.
“Todos nós queremos uma cidade melhor. E isso passa, obrigatoriamente, pela mobilidade urbana. Espero que, em breve, tenhamos esse sistema funcionando”, declarou Chiodi.
Para a conclusão, a Prefeitura Municipal de Contagem (PMC) investirá R$ 42.602.263,88, financiados por meio da Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão é que o Terminal Sede entre em operação em 2026.
Também participaram da assinatura da OS a prefeita Marília Campos; o vice-prefeito Ricardo Faria; o presidente da Transcon, Saint Clair Terres; o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis; o secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calixto; além de outras autoridades, engenheiros e empresários responsáveis pela obra.
Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)
O SIM é composto por terminais de integração, estações, viadutos e corredores de ônibus. Um conjunto de projetos e intervenções, que irão favorecer uma mobilidade urbana mais sustentável, além de promover maior integração entre as regiões de Contagem.
Com a implantação definitiva do SIM, a expectativa das autoridades públicas do município é a de que o sistema de transporte atual dê um salto de qualidade.
Conforme dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), o número de linhas passará de 41 para 64, ou seja, um aumento de 22 linhas. O quantitativo de viagens em dias úteis também aumentará consideravelmente, passando de 1.134 para 2.369, correspondendo a 1.235 viagens a mais.
Por fim, o tempo médio das viagens também será reduzido de 120 minutos para 50, assim como o deslocamento (a quilometragem rodada pelos veículos cairá de 40 km para 17, menos 23 km).
Cabe destacar que, atualmente, já se encontram concluídos dois terminais (Petrolândia e Ressaca), dez estações de transferência de passageiros do SIM; cinco viadutos (Ceasa, Américas I e II, Petrolândia e Complexo Viário Beatriz); uma alça de retorno (na av. Babita Camargos); e duas trincheiras (da av. David Sarnoff e do Itaú).
Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.
Vem com a gente!