Alex Chiodi cobra Secretaria de Educação entrega de uniformes para estudantes da rede municipal

Alex Chiodi cobra Secretaria de Educação entrega de uniformes para estudantes da rede municipal

Vereador sugere criação do cartão uniforme para solucionar problema no atraso desses kits fornecidos pela prefeitura

Durante a 14ª Reunião Ordinária, realizada no dia 16/05, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi (SD), cobrou da Secretaria de Educação, por meio de proposição destacada, mudança na maneira de entrega dos kits de uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino.

Segundo o vereador, a mudança se faz necessária, já que desde 2018, ano que a prefeitura passou a fornecer as vestimentas, tem ocorrido atrasos na entrega das peças. Segundo Chiodi, em outros períodos houve roupas disponibilizadas nos meses de agosto e novembro.

“É importante esclarecer que não é uma questão política desse governo, em específico, e sim da dinâmica da aquisição desses produtos. Precisamos aprimorar este processo, para os alunos terem acesso aos uniformes logo no início do ano letivo, e não ficarem prejudicados por conta disso”, enfatizou.

O parlamentar disse que esteve na Secretaria de Educação para cobrar a resolução dessa questão, sendo informado que a empresa vencedora da licitação foi notificada e comprometeu-se a fazer a entrega dos kits no dia 17/05.

Na ocasião, a prefeitura também explicou para o presidente da CMC que as empresas ganhadoras do processo de compras alegam que os uniformes são complexos para serem confeccionados, em razão do número de kits, bem como por eles contemplarem um número alto de itens. Em média são quatro peças por aluno, de diversos tamanhos e para idades variadas.

Cartão uniforme

Para solucionar esta questão, Alex Chiodi sugeriu na tribuna que a prefeitura crie o cartão uniforme. “A ideia desse cartão é que, ao invés da prefeitura mandar confeccionar dezenas de milhares de uniformes, de uma determinada empresa, os pais possam comprar as peças em lojas localizadas no município de Contagem. Esse cartão seria de uso exclusivo para a compra dos uniformes e a ideia é que o valor creditado seja levantado por meio de processo licitatório”, explicou.

Chiodi também disse que essa iniciativa é uma maneira de fomentar o comércio da região, uma vez que o dinheiro dos uniformes ficaria em Contagem, auxiliando, assim, os empreendedores locais.

Cabe destacar que atualmente a empresa ganhadora da licitação é da região Sul de Minas Gerais.

Nome das escolas nos uniformes

Em virtude da Lei n.º 68/2022, de autoria do vereador Alex Chiodi (SD), os uniformes dos estudantes da rede municipal de Contagem contarão com o símbolo e o nome da escola estampados na vestimenta, a partir deste ano.

A medida visa garantir mais segurança em cada unidade de ensino, de modo que os alunos possam ser identificados pela instituição, uma vez que alguns colégios do município tiveram problemas com o acesso de alunos de outras unidades, justamente pelo fato dos uniformes serem o mesmo para todas.

A mudança também tem como finalidade resgatar a personalidade e o valor de cada aluno com a escola onde estuda.

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.

Vem com a gente!

Por Filipe Diniz