MORADORES DA VILA SÃO PAULO COMEMORAM RETIRADA DE LIXÃO

Os moradores da Vila São Paulo estão satisfeitos com a saída do Depósito de Entulhos que funcionava de forma irregular às margens da Avenida Tereza Cristina. “O sentimento agora é de alívio, de poder respirar melhor. Enfrentamos um impasse muito grande, mas hoje a conquista é maior”, destacou Edna Fátima, secretária da Associação Comunitária da Vila São Paulo (AMA).

O depósito funcionava há mais de um ano num terreno alugado, no entanto, não possuía licenciamento ambiental e já tinha sido embargado por duas vezes pela prefeitura municipal. O vereador Alex Chiodi esteve reunido com os membros da Associação Comunitária (AMA) e com os moradores, no mês passado, quando também esteve presente o proprietário da empresa de entulhos. Na ocasião ficou acertado que o proprietário teria o prazo de 30 dias para deixar o local e limpar o lote e as ruas próximas afetadas pelo lixão. O prazo finalizou nesta quarta-feira (15/10).

O parlamentar, por meio de sua equipe, juntamente com os membros da AMA estiveram no local para verificar o cumprimento do acordo. “A área já está praticamente liberada e o proprietário do imóvel manteve a palavra de também limpar as ruas ao redor”, explica Alex Chiodi.

O Sr. José Martins de Carvalho, vice-presidente da AMA, comemorou a conquista e lembrou-se das diversas lutas que tiveram para conseguir a retirada do lixão. “Foram mais de 06 meses tentando solucionar o problema. Só conseguimos a vitória depois que a comunidade se uniu e lutou junto com a Associação e o vereador Alex Chiodi, só assim a prefeitura se sensibilizou em nos ajudar”, revela.

“Essa foi uma importante conquista que só foi possível graças a mobilização das pessoas. Estou satisfeito de ter feito parte disso e com certeza teremos mais conquistas para a região”, finalizou o vereador.

 Sobre o Caso

O estabelecimento Reciclagem Agregados Eireli funcionava há mais de um ano na Avenida Tereza Cristina, esquina com Rua Padre Flávio, atrás da Fábrica da Vilma Alimentos. Desde o início de suas atividades na Vila São Paulo, os moradores relatavam transtornos causados pelo excesso de caminhões que circulavam pelo bairro, causando tumulto no trânsito e insegurança para os pedestres. Além disso, também sofriam com a poeira e mau cheiro oriundos do lixão e com as diversas caçambas de lixo espalhadas pelas ruas.

A prefeitura de Contagem havia interditado o local e multou a empresa por estar com alvará vencido e ter outras irregularidades, mas ela conseguiu na justiça uma autorização para continuar realizando as atividades. Revoltados os moradores fecharam a via, no dia 15/09, em protesto e atearam fogo em pneus e madeiras. Em ação conjunta com a comunidade, o vereador Alex Chiodi pediu para que o proprietário do depósito de entulhos assinasse um termo de compromisso se comprometendo a sair do local em 30 dias.

Alex Chiodi