Vereador Alex Chiodi propõe que empresas adotem nomes de bens públicos em Contagem

Vereador Alex Chiodi propõe que empresas adotem nomes de bens públicos em Contagem

Iniciativa visa gerar receita para a manutenção e melhoria dos espaços públicos explorados economicamente pela iniciativa privada

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi, propõe autorizar o Poder Executivo a celebrar contratos de cessão onerosa de direito à nomeação de eventos e equipamentos públicos municipais em Contagem. A ação é mais conhecida como Direitos de Nome ou Naming Rights, em inglês.

A proposição, formalizada por meio do Projeto de Lei (PL) n.º 167/2023, foi apresentada durante a 12ª Reunião Ordinária da CMC, realizada nessa terça-feira (30/04), ocasião em que obteve 20 votos a favor em 1º Turno.

O vereador Alex Chiodi explica que a prática da concessão de direitos de nome, já difundida em outras localidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, pode ser uma oportunidade de gerar novas fontes de receita para a Prefeitura. Inclusive, para a melhoria da infraestrutura oferecida aos usuários do próprio bem nomeado, ou de outros.

“Tendo em vista a função primordial de zelar pelo bem-estar da população, como vereador, adoto medidas estratégicas para melhorar os serviços oferecidos aos contagenses. Por isso, a proposta de ter novos e bons equipamentos públicos, por meio da exploração econômica do nome desses bens, é garantir investimentos regulares para Contagem, sem gastar dinheiro público”, ressalta Chiodi.

Um exemplo de espaço privado de acesso público recém inaugurado, bem próximo ao limite territorial de Belo Horizonte e Contagem, que teve o direito de nome cedido, é a Arena MRV. O estádio, utilizado para realizar jogos de futebol e shows musicais, pode ter o valor pago pela construtura reinvestido na própria manutenção e conservação da estrutura em operação.

A proposição de parceria com a iniciativa privada está direcionada às atividades relacionadas à saúde, cultura, esporte, educação, assistência social, lazer, recreação, meio ambiente, mobilidade urbana e promoção de investimentos, em prol do desenvolvimento econômico e social do município.

O Projeto de Lei segue agora para apreciação e nova votação do Plenário em 2º Turno, em data a ser agendada.

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.

Vem com a gente!

Por Filipe Diniz