ABANDONO DOS ESPAÇOS CULTURAIS

ABANDONO DOS ESPAÇOS CULTURAIS

Vereador Alex Chiodi solicita posicionamento transparente sobre a situação da reforma do Cine Teatro de Contagem, Casa de Cacos e Estação Ferroviária do Bernardo Monteiro.

Na reunião plenária desta terça-feira (10), o vereador Alex Chiodi apresentou indicação à Prefeitura Municipal de Contagem solicitando posicionamento em relação a recuperação do Cine Teatro de Contagem, da Casa de Cacos e Estação Ferroviária do Bernardo Monteiro. Os equipamentos fazem parte do patrimônio histórico e cultural do município de Contagem e sofrem com o abandono e a falta de ação do órgão responsável.

O parlamentar lembrou a situação do Cine Teatro Municipal, interditado desde 2011. “O espaço foi fechado para reforma com a alegação que seria realizada uma grande reforma e nada foi feito até o momento. No final do ano passado, fomos informados pela presidente da Fundac que o projeto para a reforma já estaria pronto e que as obras começariam em breve e depois disso não tivemos mais notícia”, ressaltou.

“O Cine Teatro é tombado pelo patrimônio histórico e tem grande valor para a nossa cidade, além de ser um dos poucos espaços que temos para a realização de eventos com grande público e que está se acabando. Daqui a pouco só teremos recordações por foto, porque não haverá mais o espaço se nenhuma ação imediata for tomada”, concluiu.

Chiodi pediu transparência e agilidade a respeito das informações e trâmites sobre a recuperação dos equipamentos. Lembrou também que o Ministério Público entrou com ação civil no ano passado sobre a situação do Cine Teatro. O promotor de Justiça e Defesa do Patrimônio Cultural Leonardo Moreira reconheceu que a situação é preocupante e faz com que a população não desfrute da importância histórica do bem. Um termo de ajustamento de conduta chegou a ser proposto à época.

Alex Chiodi