SAÚDE: Vereador participa de reunião de negociação

SAÚDE: Vereador participa de reunião de negociação

O vereador Alex Chiodi, vice-presidente da Câmara Municipal de Contagem, participou de reunião na secretaria de saúde com representantes do Sind-Saúde para discussão da campanha salarial 2016, entre outras demandas.

A reunião conduzida pelo secretário Evandro Silva contou com a participação dos superintendentes de Atenção à Saúde, Rubens Macedo; e de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Alexandre Luz Martins; das diretoras de Controle e Participação Social, Diomara Damásio; e do Distrito Sanitário Riacho, Luana Torres; e representando o sindicato estavam presentes Janny Carvalho, Rafaele Cristina de Carvalho, Ana Cristina Torga Saad, Rosilene Valentim, Jussara Soares da Silva, Paulo Simão dos Santos. Participaram ainda o presidente da Comissão de Saúde da câmara, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Zoé Maria Vieira.

Durante a reunião, que durou cerca de quatro horas, o secretário Evandro Silva, após mostrar dados do Tesouro Municipal sobre a queda na arrecadação da cidade, ofereceu aos servidores o reajuste de 19,70%, em quatro parcelas anuais, a partir de maio de 2017. O índice oferecido é baseado no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) dos períodos compreendidos entre maio/2014 a abril/2015, e de maio/2015 a abril/2016, sem prejuízo da negociação referente ao período de maio/2016 a maio/2017.

O índice oferecido leva em conta também o período de crise pelo qual atravessa o país, mas sem violar a legislação. “Nós reconhecemos que estamos em débito com a categoria, mas o país atravessa um momento delicado e diante disto também não podemos desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos empenhados aqui, nessa mesa democrática para por fim às paralisações”, enfatizou Silva.

Foram discutidos, ainda, outros pontos como a extensão do vale-alimentação para todos os trabalhadores, independente do cargo, carga horária, setor e vínculo; aumento dos valores atuais do cartão-alimentação de R$ 220,00 para R$ 400,00; mudança da bandeira do cartão de alimentação para nível nacional e o não desconto desse benefício por atestado e férias; possibilidade de parcelamento de férias regulamentares, de 25 dias úteis, em dois períodos; mudança da data base para janeiro; redução da carga horária para oficial de administração, motorista, técnicos em contabilidade, processamento de dados, segurança do trabalho e em nutrição para 30 horas semanais; pagamento de insalubridade para equipe multidisciplinar e para o quadro administrativo; pagamento de adicional de urgência/emergência para toda a equipe multidisciplinar e o não desconto das horas que os trabalhadores participaram das assembleias da campanha salarial.

O secretário destacou que as propostas serão estudadas, com seus possíveis impactos financeiros e que uma nova reunião marcada para a sexta-feira (13/5), dará continuidade às negociações entre as partes.

“Acreditamos que a reunião foi produtiva. Vamos levar o que foi apresentado para a assembleia e no próximo encontro pretendemos avançar mais”, comentou a diretora jurídica do Sind-Saúde, Rafaele Cristina Carvalho.

Fonte: Site PMC

Alex Chiodi