Alex Chiodi propõe atendimento psicológico para gestantes e alunos da rede municipal de ensino

Alex Chiodi propõe atendimento psicológico para gestantes e alunos da rede municipal de ensino

Projetos apresentados na 19ª reunião ordinária, na última terça (20/06), pretendem tornar obrigatória a oferta deste profissional durante pré-natal no SUS e em escolas públicas de Contagem

O presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), vereador Alex Chiodi (SD), apresentou dois Projetos de Lei (PL) propondo a obrigatoriedade da oferta de pré-natal psicológico na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a presença de pelo menos um psicólogo nas escolas públicas do município. As proposições foram realizadas por meio dos PL’s n.ºs 85/2023 e 86/2023, durante a 19ª Reunião Ordinária, ocorrida nessa terça-feira (20/06).

No caso das gestantes, o objetivo é garantir uma assistência integral à saúde mental da mulher, que durante a gravidez passa por diversas mudanças físicas e emocionais, em razão de medos, ansiedades e expectativas do momento vivenciado.

Segundo Chiodi, o pré-natal psicológico deverá ser oferecido gratuitamente a todas as gestantes que buscarem atendimento nas unidades públicas de saúde de Contagem, em conjunto com o pré-natal tradicional. “Esse acolhimento será realizado regularmente pelos psicólogos, em sessões individualizadas ou em grupos, conforme a necessidade de cada grávida”, explicou.

O vereador ainda destacou a importância desse acompanhamento para as mulheres que passaram por perdas gestacionais. “Esse suporte contribui na superação deste momento, por meio do bem-estar emocional e tratamento de possíveis transtornos psicológicos, além de auxiliar no fortalecimento dos vínculos familiares durante e após a gestação”, declarou.

Psicólogos nas escolas

O presidente da Câmara também propôs que as escolas municipais de Contagem passem a contar com a presença de pelo menos um psicólogo, que atuará em conjunto com a equipe pedagógica e demais profissionais da educação.

De acordo com Alex Chiodi, a presença de psicólogos na rede municipal de ensino é fundamental para a promoção de um ambiente escolar saudável e acolhedor. “O psicólogo contribui na identificação e acompanhamento de questões emocionais e comportamentais dos estudantes, bem como auxilia os professores no desenvolvimento de práticas educacionais que contribuam na prevenção desses problemas”, esclareceu.

Por fim, vale lembrar que o trabalho do psicólogo contribui ainda na orientação aos pais e responsáveis em relação aos filhos. Assim há uma colaboração mútua para construir uma parceria entre a escola e família, favorecendo a formação intelectual e socioemocional dos alunos.

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.

Vem com a gente!

Por Filipe Diniz