Alex Chiodi recebe projeto de reajuste salarial de servidores municipais

Alex Chiodi recebe projeto de reajuste salarial de servidores municipais

O Projeto de Lei Complementar 06/2023, entregue pela prefeita do município ao presidente da Câmara dos Vereadores, pretende reajustar salários em 5,79%

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), Alex Chiodi (SD), recebeu, nessa quarta-feira (03/05), da prefeita do município, Marília Campos, Projeto de Lei Complementar n.º 06/2023, que pretende reajustar o salário de todos os servidores municipais, incluindo aposentados e pensionistas, em 5,79%.

Segundo Chiodi, a Câmara vem contribuindo com as ações da prefeitura para corrigir as defasagens salariais. Ainda conforme o vereador, o apoio do Poder Legislativo é fundamental para as ações do Executivo, bem como para melhorar as condições de vida da população contagense.

“Desde o ano passado, o Legislativo trabalhou muito e de forma rápida para a melhoria e a aprovação dos projetos do Executivo, com o objetivo de reajustar os salários dos servidores, alguns muito defasados, e melhorar as carreiras deles. Hoje temos mais de 90% dos trabalhadores do município com os salários equilibrados. Por isso, neste ano, recebemos esse projeto de recomposição salarial pela inflação, de forma linear, para que as conquistas das categorias não se percam”, destacou.

Durante o encontro, os participantes lembraram que a Câmara tem participado ativamente do debate, tramitação, aprimoramento e aprovação de dezenas de projetos, desde o início do ano passado, voltados para a valorização dos trabalhadores. Entre eles, destacam-se o reajuste linear de 11% para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas; recomposição de 60% no auxílio-alimentação; além de reajustes diferenciados para setores específicos, como educação, saúde e segurança pública. O caso mais exemplar foi o dos professores, que tiveram um aumento de mais de 38% no salário de ingresso.

A prefeita, Marília, e os secretários de Administração, Antônio David, e de Fazenda, Dalmy Freitas, explicaram que a valorização das categorias só foi possível devido a um bom desempenho das receitas municipais em 2021 e 2022, anos que tiveram um crescimento de 29%. No entanto, ainda ressaltaram que a realidade deste exercício é outra, com a previsão de que a arrecadação cresça apenas 1,5%, além da folha salarial do município estar próxima de atingir o limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Vereador Alex Chiodi ouve atentamente as explicações do projeto de reajuste salarial | Foto: Divulgação/CMC

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.

Vem com a gente!

Por Filipe Diniz