CÂMARA APROVA PROJETO QUE DESTINA ROYALTIES DO PETRÓLEO À FUNEC

Vereador Alex Chiodi parabeniza a iniciativa e pede mais ações para a melhoria da Educação de Contagem
Vereador Alex Chiodi parabeniza a iniciativa e pede mais ações para a melhoria da Educação de Contagem

A Câmara de Contagem aprovou nesta terça-feira (19), em segundo turno, o Projeto de Lei do Executivo que destina os recursos advindos de royalties do petróleo à Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). Para o vereador Alex Chiodi, que é ex aluno da FUNEC, a instituição se tornou patrimônio de Contagem e merece todo respeito e valorização. “O número expressivo de inscrições para as vagas na FUNEC, pouco mais de 5 mil, comprovou que a população de Contagem quer sim a instituição de ensino funcionando, que valorizam e que precisam dela”, ressaltou Chiodi.

Embora tenha recebido o apoio de todos os vereadores, a aprovação do Projeto de Lei deu início a uma ampla discussão a respeito da responsabilidade do município em implantar e manter o Ensino Médio de qualidade para os estudantes de Contagem. De acordo com o vereador Alex Chiodi, todo gasto com a Educação na verdade é um investimento. “Temos que pensar que no futuro, cada escola construída ou reaberta significa menos cadeias ocupadas, menos gastos para recuperar os jovens das drogas, mais jovens capacitados e inseridos no mercado. É função nossa como representantes do povo lutar pela melhoria da qualidade de ensino da nossa cidade, através de ações, sejam através do governo do Estado ou parcerias com instituições privadas, que tragam investimento para esta área”, completou.
Construção de Escola Estadual em Contagem
Outra discussão levantada na reunião plenária desta terça-feira (19) foi a implantação de novas escolas estaduais em Contagem. De acordo com o vereador Alex Chiodi, em 2011, ele e o vereador Beto Diniz levaram até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais o pedido de construção de uma escola estadual na região da Sede.
“Fomos recebidos pelo deputado Carlin Moura, hoje prefeito de Contagem, e pelo deputado estadual Durval Ângelo, que chegaram a marcar uma audiência na Secretaria de Educação para pedir um estudo sobre a viabilização da construção da escola”, destacou Alex Chiodi. O vereador recordou que já tem 20 anos que não é construída uma escola estadual em Contagem. “A última escola instalada foi a Escola Estadual Mário Elias de Carvalho, no Riacho, que ganhou este nome em homenagem ao pai do nosso saudoso ex-colega Gordo do Riachinho”, lembrou.
Colégio Marista Primeira Parceria Público-Privado de Contagem
À exemplo de investimento na educação através de parcerias, o vereador Alex Chiodi destacou a vinda do Colégio Marista para Contagem, que beneficia mais de 800 alunos. “A escola Maria Olintha encontrava-se em situação precária, quase fechando as portas, e a parceria com uma das instituições de ensino mais respeitada do país, a Rede Marista, promoveu uma transformação na escola”, explica o parlamentar.
A prefeitura cedeu a escola em comodato para a Rede Marista, que assumiu todos os alunos que já estavam matriculados na escola Maria Olintha e ainda implantou o Ensino Médio Integrado. “Todos os pais de alunos que estudam no Colégio Marista de Contagem estão satisfeitos com a nova escola, porque eles têm a mesma qualidade de ensino que os alunos do Marista Dom Silvério de Belo Horizonte recebem, porém, gratuitamente. Além disso, os alunos recebem de graça material didático, uniforme e alimentação, entre outros benefícios”, afirmou. “São ações como estas que precisamos trazer para a nossa Contagem”, reafirmou o vereador Alex Chiodi.

Alex Chiodi