COMISSÃO DE SAÚDE FISCALIZA E COBRA AGILIDADE NA EXECUÇÃO DE OBRAS

COMISSÃO DE SAÚDE FISCALIZA E COBRA AGILIDADE NA EXECUÇÃO DE OBRAS

Os vereadores Alex Chiodi e Zé Antônio, membros da Comissão Externa de Saúde da Câmara Municipal, estiveram nesta quarta-feira (17/07) visitando as obras da Unidade de Pronto Atendimento JK e do Centro Materno Infantil, e cobraram agilidade na execução dos projetos.

Os parlamentares foram acompanhados pelo secretário de saúde Ricardo Faria e pela equipe técnica de fiscalização.  De acordo com o secretário, a Unidade de Pronto Atendimento JK tem previsão de inauguração para dezembro deste ano e terá a capacidade de atendimento para cerca 50 mil pessoas por mês. “A estrutura da UPA JK é a mesma de um hospital de pequeno porte e irá proporcionar um atendimento com mais qualidade para a população. Por este motivo, pedimos a urgência na finalização da obra. Precisamos desta unidade de saúde em pleno funcionamento para atender a grande demanda que existe na área da saúde, sobretudo na região do Eldorado”, destacou Alex Chiodi.

A UPA JK ocupa mais de 2.000 m² de área, dividida em 3 pavimentos, e terá 12 leitos de observação feminino e 12 masculino, salas de raio x, farmácia, necrotério, entre outros equipamentos. Foi sugerido, pelos membros da Comissão de Saúde ao secretário Ricardo Faria, a criação de um heliponto na unidade para o atendimento de casos mais urgentes.

Já o Centro Materno Infantil, orçado em quase 20 milhões de reais, passou por um descompasso físico e financeiro no qual acabou resultando no atraso da obra, segundo relatou o secretário. A partir do mês de agosto os serviços na unidade serão acelerados, com a contratação de mais trabalhadores. A previsão de entrega é para o 1º semestre de 2014. “Serão feitos todos os esforços possíveis para concluirmos até a data de 8 de março”, revelou Ricardo Faria.

O vereador Alex Chiodi lembrou que a nova maternidade contribuirá para a melhoria do atendimento do Hospital Municipal, onde hoje é atendida a demanda em relação à maternidade e pediatria. “O hospital ganhará quase 100 leitos a mais, sem contar com os blocos cirúrgicos que poderão atender as urgências de outras áreas”, disse Chiodi. O Centro Materno Infantil de Contagem terá a capacidade de realizar 600 partos por mês, e ainda oferecerá atendimento de urgência ginecológico, obstétrico e pediátrico 24 horas, 40 UTIs neonatal, 10 UTIs pediátricas, 60 leitos enfermaria e 80 leitos apartamentos.

Alex Chiodi