FALTA DE SEGURANÇA PREOCUPA MORADORES DO BAIRRO OURO BRANCO

O vereador Alex Chiodi se reuniu, nesta segunda-feira (01.06), com o comandante da 133º Cia de Polícia Militar Major Caixeta, para tratar sobre a segurança dos moradores do bairro Granja Ouro Branco.

Nas últimas semanas o parlamentar vem sendo procurado por moradores que relataram a falta de segurança no bairro e o aumento da violência na região.  “A maior reclamação é de roubo a pedestres e a comerciantes”, destacou Chiodi.

A sugestão, de acordo com o vereador, é criar a Rede de Vizinhos Protegidos como forma de prevenção para evitar a criminalidade. A Rede de Vizinhos Protegidos é um agrupamento de integrantes da sociedade civil, voluntários na participação de uma rede de proteção e prevenção com o objetivo de contribuir para a segurança pública. “No caso do bairro Ouro Branco, a chance da Rede funcionar adequadamente é muito grande, porque é um lugar mais fechado, onde a maioria se conhece, e dessa forma fica mais fácil de um cuidar do outro. Porque a Rede de Vizinhos é isso, um cuidando do outro e agindo de maneira antecipada no combate ao crime”, explica Alex Chiodi.

O Major Caixeta demonstrou bastante interesse na demanda apresentada e solicitou uma reunião com os moradores para apresentar a proposta. Para ele, além de criar a Rede é importante a conscientização dos moradores para o registro da ocorrência. “Algumas pessoas acabam não registrando ocorrências ou denúncias, porém é muito importante que essa atitude seja tomada para que a Polícia Militar tenha o conhecimento sobre os problemas e possa intensificar o policiamento nos focos”, alertou.

O encontro para tratar sobre o assunto acontecerá na próxima semana e será divulgado para os moradores a data, horário e local (a ser confirmado). O vereador Alex Chiodi lembra que é muito importante a participação de toda a comunidade nessa reunião para que a Polícia Militar possa ter conhecimento dos reais acontecimentos do bairro.

Boletim de Ocorrência

Em casos de ataques constantes na mesma região, os B.O.’s alertam aos oficiais e delegados sobre a importância de foco na vistoria dos locais, que podem ser reforçados se forem denunciados de localidades diferentes.

O Boletim de Ocorrência é o documento que registra a notícia do crime e que dá inicio à fase pré-processual de apuração de um crime cometido. Ele é o meio que possibilita a instauração do inquérito policial, além de fornecer dados para estatísticas ao poder público que poderá desenvolver políticas no campo da segurança pública evitando assim as chamadas “cifras negras”, que são os crimes que não chegam ao conhecimento do Estado.

É muito importante que os moradores registrem qualquer tipo de ocorrência fornecendo o maior número de informações possíveis para o poder público traçar um perfil da criminalidade e, com isso, cobrar atitudes da polícia dentro de fatos efetivamente ocorridos e não de supostos boatos de insegurança.

A Secretaria da Segurança Pública disponibiliza, em alguns casos, o BO Eletrônico através da Delegacia Eletrônica. Esse tipo de registro pode ser feito via internet em casos de: furto de veículo, furto ou extravio de documentos, desaparecimento ou encontro de pessoa, furto de placa e furto de celular. Para outros tipos de ocorrência, a pessoa deve comparecer a um distrito policial.

Alex Chiodi