PL BENEFICIA FRENTISTAS

PL BENEFICIA FRENTISTAS

O vereador Alex Chiodi recebeu o presidente do SINPOSPETRO (Sindicato dos Frentistas), Sr. Possidônio Valença de Oliveira. Na ocasião, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº18/2015, aprovado pela Câmara Municipal de Contagem, que trata sobre a proibição de abastecimento dos tanques de combustível de veículos após o acionamento da trava de segurança da bomba de abastecimento. O PL aguarda sanção do executivo para entrar em vigor.

Abastecer além do acionamento da trava de segurança é uma atitude frequente entre os consumidores, no entanto, essa atitude traz sérias consequências para a saúde do frentista e também para o motorista. De acordo como o manual de automóveis vendidos no Brasil, o limite de abastecimento permitido do tanque é até o travamento da bomba e não até a sua capacidade máxima. O mal costume de encher o tanque até a capacidade máxima pode danificar o filtro que é resposável por absorver os vapores tóxicos do combustível, o que prejudica a saúde do trabalhador e do consumidor, além de poluir o meio ambiente.

Segundo o presidente do SINPOSPETRO, várias cidades mineiras estão se mobilizando no sentido de estabelecer a lei que proíbe o abastecimento inadequado. “Contagem é uma delas. Através do PL de autoria do vereador Alex Chiodi estamos caminhando para conquistar uma reivindicação antiga da categoria”, explicou.

O componente químico benzeno, que é produzido com o derramamento de combustível excedente do tranque no solo, quando vaporizado no ambiente, penetra no organismo pelas vias respiratórias. O componente evapora rapidamente no ar e causa riscos ao meio ambiente e contribui para diversos problemas de saúde como bronquite, dificuldades respiratórias, hemorragia, edema pulmonar, podendo levar à morte.

Confira a matéria com o vereador Alex Chiodi e o presidente do SINPOSPETRO, veiculada no Programa Agenda Minas da Band sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=-RPztX2DL_M

Alex Chiodi