MERENDA ESCOLAR É PAUTA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA

MERENDA ESCOLAR É PAUTA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA

Na reunião plenária desta terça-feira (15), os vereadores Alex Chiodi, Daniel de Carvalho e Obelino Marques fizeram coro para cobrar da secretaria municipal de educação solução para o problema da merenda escolar na rede municipal de ensino de Contagem. Os parlamentares também solicitaram acompanhamento mais efetivo da Comissão Externa de Educação sobre o assunto.

Os vereadores relataram que foram procurados por diversos pais preocupados com a qualidade da merenda que está sendo servida nas escolas. Faltam itens básicos para a confecção da merenda, o que tem alterado o cardápio dos alunos que é especialmente elaborado para atender as necessidades nutricionais diária das crianças. De acordo com o vereador Alex Chiodi, a maior preocupação é que as crianças estão consumindo mais alimentos doces do que salgado, o que reflete consequentemente no ensino-aprendizagem do aluno. “Para aprender a criança tem que estar bem alimentada e de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a escola deve oferecer alimentos adequados, em quantidade e qualidade, para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno no período em que ele permanecer na escola, além de contribuir com hábitos alimentares saudáveis. É direito garantido pela Constituição Federal que diz que a alimentação escolar é um direito humano e social de toda criança e adolescente frequente na educação infantil e ensino fundamental”, lembrou.

Alex Chiodi também denunciou que tem escola se mobilizando junto com os pais para arrecadar dinheiro para comprar os itens que faltam para fazer a merenda escolar. “Essa situação é inadmissível, por isso apelamos para a sensibilidade da secretaria para solucionar a questão que é urgente. Sabemos que a mesma já se posicionou dizendo que será resolvida, o que pedimos é que seja o mais rápido possível porque as crianças não podem esperar”, concluiu.

Alex Chiodi