Que tal cultura, diversão e geração de renda no Parque Fernão Dias?

Que tal cultura, diversão e geração de renda no Parque Fernão Dias?

Atento às demandas da cidade, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi, apresentou duas indicações para utilização do Parque Fernão Dias. A intenção é unir cultura e economia, além de garantir novos espaços de convívio e lazer para a população.

No início de setembro, o Parque Fernão Dias, que estava fechado há dez anos, foi reaberto para a população em comemoração aos 110 anos de Contagem. Na ocasião, Alex Chiodi, ressaltou as inúmeras reivindicações e ações em prol da reabertura: “Sempre foi uma luta nossa porque sabemos da importância desse local e como ele pode, além de ser um espaço para práticas de esportes e lazer, também ser fomentado economicamente”.

Pensando nisso, Chiodi enviou à Prefeitura duas indicações para o Parque Fernão Dias. A primeira, solicitando estudo de viabilidade para criação de um museu a céu aberto no parque. O objetivo é, semelhante ao Inhotim em Brumadinho, destinar uma área para exposições de artistas locais e obras que retratem a história de Contagem. “O intuito é valorizar a nossa cultura e também estimular o turismo na nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.

A segunda indicação apresentada por Chiodi pede que seja verificada também a possibilidade de instalação de um ponto fixo da Feira da Economia Solidária no Parque Fernão Dias. A idéia é promover a produção local e a geração de renda, valorizando os produtores do município. 

“Sabemos que a reabertura tem sido gradual, mas temos certeza que o Parque Fernão Dias tem grande potencial. Por isso, temos dialogado com o Executivo para que melhorias sejam realizadas e novas idéias contempladas e, assim, que possamos desfrutar de todo esse potencial do parque”, concluiu Chiodi.

 

Agendamento

Para ser reaberto, o parque passou por uma primeira etapa de obras de infraestrutura, sendo revitalizada a fachada principal, parte das quadras e dos espaços de convivência

O Parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Durante o período da pandemia da Covid-19 será necessário o agendamento on-line – as informações estão no site da prefeitura (contagem.mg.gov.br) – para visitar o local.  O público deve fica atento também ao regulamento.

Alex Chiodi