Chiodi pede prorrogação de mandato de diretores e vice-diretores

Chiodi pede prorrogação de mandato de diretores e vice-diretores

Em reunião plenária, nesta semana, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre a situação dos atuais diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino e Funec.

Chiodi reivindicou a prorrogação do mandato dos diretores e vice-diretores eleitos para o biênio de 2019/2021 por mais um ano, ou seja, para até dezembro de 2022. “A comunidade escolar não teve a oportunidade de conhecer melhor os gestores e nem de participar da construção do trabalho deles. Aliás, uma eleição agora não seria justa, já que esses profissionais não tiveram a oportunidade de mostrar inteiramente seus trabalhos. Além disso, o retorno das atividades ainda está em processo de adaptação. Por coerência, se não houve a possibilidade do retorno das aulas, como haver eleição, se a comunidade escolar, que é quem vota, desconhece os candidatos?”, questionou o vereador.

O presidente da Câmara enfatizou, ainda, que a prorrogação do mandato dos diretores e vice-diretores não intenta modificar a forma democrática com que se dá a eleição e, inclusive, reconheceu que se trata de um dos instrumentos mais importantes da Educação em Contagem. No entanto, visto que a pandemia trouxe prejuízos ao desenvolvimento das atividades escolares, não seria razoável pensar em novas eleições sem a normalização dessas atividades. “Encaminhamos essa solicitação à Prefeitura confiantes de que haverá o entendimento de que o mais certo a se fazer nesse momento é prorrogar os mandatos para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de realizar uma escolha consciente, democrática e justa”, concluiu Chiodi.

Alex Chiodi