DIRETORAS DENUNCIAM VANDALISMO EM ESCOLAS DO BAIRRO PEROBAS

DIRETORAS DENUNCIAM VANDALISMO EM ESCOLAS DO BAIRRO PEROBAS

A reunião plenária desta terça-feira (12/11) foi marcada pela presença das diretoras Soraia Aparecida Silva da Escola Municipal Ricardo Braz Gomes e Renata Dias do CEMEI Perobas, que denunciaram a falta de segurança nas escolas e pediram ajuda dos vereadores para buscar soluções para a área. No último domingo (10), as diretoras e a comunidade foram surpreendidas pelo ato criminoso de vândalos contra as instituições, quando bandidos invadiram o local e atearam fogo na biblioteca, além de revirarem as salas de aula.

A diretora Soraia usou a tribuna para desabafar. “Viemos expor o nosso sentimento de tristeza e expressarmos nossa indignação com a violência que temos enfrentado em nosso município, em especial nas nossas escolas, essa violência é insuportável”, disse. Para Soraia, o incêndio na escola foi mais um ato de vandalismo, que vem amedrontando e destruindo obras que foram construídas com o dinheiro público. “Saímos de casa temerosos, pois a falta de segurança e de medidas protetivas tem deixado os trabalhadores da educação reféns de pessoas que ameaçam e destroem o espaço público escolar, quando não nos ameaçam de morte”, completou.

O vereador Alex Chiodi falou em nome da Comissão Externa de Educação e colocou-se à disposição para ajudar a resolver os problemas. “É lastimável o que ocorreu. Como presidente da Comissão de Educação tenho visitado semanalmente escolas que relatam os meus problemas relacionados à falta de segurança”. O parlamentar explicou que já foi solicitado à prefeitura a colocação de guardas municipais nas instituições de ensino de Contagem e também feito o pedido de urgência na licitação dos equipamentos de monitoramento eletrônico. “Por hora conseguimos a nomeação de dois vigias 24h para as escolas atingidas, sabemos que não é o suficiente, mas estamos lutando para assegurar todos os espaços públicos escolares”.

Renata Dias contou que o CEMEI Perobas foi invadido pela 8º (oitava) vez somente nesse ano. “Houve depredação e furto em todas as vezes, chegaram a levar brinquedos das crianças por que não tinha mais nada para roubar. O mais triste é que precisou acontecer uma tragédia para tomarem providências”, exaltou. A diretora também agradeceu ao vereador Alex Chiodi pelo apoio e parceria com a escola e toda a comunidade do bairro Perobas.

Campanha de doação de livros

Mais de 5 mil livros que compunham o acervo da Escola Ricardo Braz Gomes foram queimados no incêndio. A escola pede à comunidade a doação de livros para recompor o acervo. Mais informações de como doar através do número (31) 3395-8627.

Alex Chiodi