ESTUDANTES COBRAM MEIO PASSE ESTUDANTIL

ESTUDANTES COBRAM MEIO PASSE ESTUDANTIL

Realizada nesta quinta-feira (07/11) a 2º Audiência Pública do Meio Passe Estudantil, no plenário da Câmara Municipal, quando foi discutida a implantação do benefício para os estudantes da rede pública e privada de Contagem.

Organizado pelo projeto Rumo Certo, com o apoio do presidente da Comissão Externa de Educação vereador Alex Chiodi e da vereadora Silvinha Dudu, o encontro reuniu dezenas de estudantes que cobraram o cumprimento da implantação do Meio Passe Estudantil em Contagem, promessa de campanha do prefeito Carlin Moura. “A discussão sobre o meio passe para os estudantes em Contagem vem de longa data, mas fomos levados a acreditar que seria solucionada neste governo. Entretanto, nem se quer fomos recebidos pela prefeitura desde a realização da primeira audiência”, desabafou o ex-presidente da UMES e integrante do projeto Rumo Certo Warley de Freitas.

Em seu discurso, o vereador Alex Chiodi manifestou apoio aos estudantes e colocou a Comissão de Educação à disposição para ajudar nas negociações. “Esperamos alcançar novos avanços nessa reivindicação tão sonhada, esperada e justa, que é o meio passe livre dos estudantes”, afirmou. Além do benefício do Meio Passe Livre Estudantil, os jovens também exigem melhoria na qualidade do transporte público de Contagem e na estrutura das FUNECs. “Não adianta o governo só abrir as FUNECs, tem que dar condições para as pessoas estudarem. O prefeito é jovem e por isso acredito que encontrará a melhor forma de atender a essa reivindicação”, explicou Chiodi.

O estudante Lucas Davidson, representante da FUNEC, destacou que um dos problemas da evasão escolar é a falta de dinheiro para o custeio do transporte. “Não se tem escola sem alunos. Temos FUNEC, mas a maioria tem dificuldades de acesso. É por isso que estamos pedindo o Meio Passe”, frisou. Para o representante Pedro Henrique, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o desenvolvimento das cidades passa primeiro pela educação. “Se pagamos caro para irmos para a escola, então a educação que nos é oferecida não é pública. Essa audiência é uma aula de democracia, por isso temos que lutar e sermos mais ousados, manifestarmos para que esta conquista seja não só em Contagem, mas em todo o Brasil”.  “Se o governo não apresentar propostas claras iremos novamente às ruas”, completou João Paulo Nascimento, representante do projeto Rumo Certo.

A 2º Audiência Pública do Meio Passe também teve o apoio do Sind-UTE Contagem, representado pelo Gustavo Olímpio. “A luta pela educação deve ser feita juntamente com os estudantes, defendemos educação de qualidade para todos e este movimento tem o nosso apoio”, declarou.

Também participaram da audiência os vereadores Eduardo Sendon, Rodnei, Decinho Camargos, Daniel Carvalho, Beto Diniz, Caxicó, e Isabella Filaretti.

 Prefeitura

De acordo com o gestor da secretaria de governo, Marius Carvalho, desde a primeira audiência realizada na Câmara sobre o assunto, a prefeitura tem realizado estudos sobre a viabilidade da implantação do Meio Passe Estudantil. “O principal problema é de onde será retirado o recurso para o investimento. A isenção do ISSQN, conforme foi sugerido pelo estudante Warley de Freitas, é uma opção mas não é a garantia. É necessário mais uma fonte”, explicou. Ainda de acordo com o gestor, a comissão formada na audiência anterior será restabelecida e, juntamente com uma comissão da prefeitura irão apresentar um relatório final sobre a questão. “Como recebemos um orçamento herdado da gestão anterior, não tivemos como incluir neste ano o Meio Passe na pauta orçamentária. A intenção é colocá-lo no Plano Plurianual (PPA)”.

O PPA é a reunião de diretrizes estratégicas para a gestão pública da cidade onde são contempladas as demandas da sociedade por políticas públicas de  todos os setores.

Alex Chiodi