Alex Chiodi realiza importantes proposições na 7ª Reunião Ordinária

Alex Chiodi realiza importantes proposições na 7ª Reunião Ordinária

Vereador demonstra preocupação com situação do Pátio da Transcon, rua Frei Tito Frankort, Igreja Santa Helena e Campo do Ipiranga, bem como manifesta Contagem como a Cidade do Associativismo 

Durante a 7ª Reunião Ordinária, ocorrida nesta terça-feira (28/03), o presidente da Câmara Municipal de Contagem (CMC), vereador Alex Chiodi (SD), recorreu à Tribuna Livre e apresentou importantes proposições. 

Ao iniciar o pronunciamento, Chiodi exibiu um vídeo e mencionou sobre a situação absurda e lamentável que se encontram algumas regiões de Contagem. Nesta oportunidade, cumprimentou em especial os moradores dos bairros Funcionários, Santa Helena e Alvorada.

A primeira explanação foi sobre o pátio de guarda de veículos removidos da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon). Segundo o parlamentar, o pátio encontra-se com diversos carros abertos e materiais de escritório, como mesas, cadeiras e armários, entulhados em uma parte externa do amplo terreno, sem nenhuma proteção ou abrigo da água da chuva. 

Como resultado desta falta de organização, a região teve aumento no número de casos positivos de chikungunya em 53%, e de dengue em 18%. Assim, o município já apresenta crescimento de 339% dessas doenças, em relação ao ano passado, causadas pelo vírus do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo Chiodi, todas as pessoas sofrem com essa situação, pois o mosquito voa longe, e não se limita apenas ao local onde se encontra a água acumulada. Em razão disso, os moradores do entorno são os mais afetados e prejudicados.

“Eu só lamento quando a gente vê ações da prefeitura pedindo para os moradores cuidarem das casas, não deixarem água parada e caixa d’água destampada. Entretanto, a prefeitura não tem feito o próprio dever de casa, que é cobrar da Transcon a limpeza e a remoção desse tanto de lixo no pátio de veículos, além de exterminar os focos do mosquito”, opina.    

Rua Frei Tito Frankort

Recentemente, a rua Frei Tito Frankort, no bairro Funcionários, teve parte do piso desabado. A via, que é pequena, estreita e fica localizada ao lado da Transcon, tem alto tráfego de carretas e caminhões.  

“Por várias vezes cobramos da Transcon uma ação efetiva nesta rua, de modo a proibir a passagem de veículos pesados, assim como transformá-la em mão-única, conforme solicitado pelos moradores. Entretanto, nada foi realizado, e o inevitável aconteceu, causando ainda mais transtornos para a população”, explica o legislador.

Vale destacar que uma obra de contenção viária foi realizada emergencialmente pela prefeitura, após solicitação do vereador, que esteve no local com os moradores. 

Igreja Santa Helena e Campo do Ipiranga

Sobre a Igreja Santa Helena e o Campo do Ipiranga, localizados nos bairros Santa Helena e Alvorada, Chiodi cobrou definições da prefeitura sobre a retomada e a conclusão das obras iniciadas. 

Isso porque no final de 2019, fortes chuvas acometeram a encosta dos terrenos, o que acabou por ocasionar deslizamentos de terra. Por este motivo, uma obra paliativa foi realizada pela prefeitura, mas, os taludes de proteção instalados na ocasião se soltaram e caíram, deixando as encostas sem proteção. 

“O secretário municipal de Obras nos informou que os serviços serão iniciados em dez dias, por conta do período de licitação. Então, acompanharemos a resolução desta questão, pois se ela não acontecer, tomaremos outras medidas, para que a gente não perca um patrimônio cultural religioso e um campo esportivo”, esclarece. 

Cidade do Associativismo  

Na 7ª Reunião Ordinária ainda foi apresentado, para discussão e votação, em Primeiro Turno, o Projeto de Lei n.º 001/2023, de autoria do Alex Chiodi, que declara Contagem como a Cidade do Associativismo.  

Segundo o vereador, ele foi procurado por uma comissão de empreendedores, a qual mencionou importantes dados do setor. Um deles é que Contagem é a cidade brasileira com maior número de associações de proteção veicular, sendo uma forma de associativismo.

“É um título que temos orgulho de carregar. E comemorar esta conquista é importante, ao engrandecer a prestação de serviço no município, por meio do associativismo, responsável por gerar arrecadação, riqueza e progresso para Contagem”, enaltece.

Neste sentido, o dia 24 de março foi escolhido para exploração dos Poderes Públicos e Privados, de maneira a realizar eventos sociais e corporativos. O intuito destas ações é demonstrar a importância do associativismo para a sociedade.

O projeto foi aprovado com 15 votos a favor, e nenhuma abstenção e voto contrário.

Mais informações sobre o mandato participativo do vereador podem ser encontradas em alexchiodi.com.br e no perfil @alexchiodi nas principais mídias sociais.

Por Filipe Diniz

Um comentário em “Alex Chiodi realiza importantes proposições na 7ª Reunião Ordinária

Comentários estão encerrado.